domingo, 20 de março de 2011

A ESCOLA MARIA LUNGA NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

E.M.E.F. MARIA LUNGA MOREIRA
EDUCANDO PARA A CIDADANIA
CEMOABA – TURURU – CE

IX SEMANA DENGOSA
17 a 22 de março de 2011

  
TEMA:
“Combater a dengue é compromisso de todos”

 JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lunga Moreira tem como prioridade educar com qualidade. Educar no sentido mais amplo, perpassando a idéia simplória de cumprir uma grade curricular, mas sim, educar para a cidadania. Para isso, procuramos desenvolver com afinco uma das funções sociais da escola que é a integração com a comunidade.
Nos últimos anos a dengue tem sido uma ameaça constante para a saúde pública. A cada ano no Brasil milhares de pessoas são vítimas desta doença. A dengue do tipo hemorrágica vem sendo causa de mortalidade no Estado do Ceará que tem constantemente enfrentado epidemias da doença, sem distinção de cor ou classe social. Portanto, toda comunidade está sujeita a ser infectada pelo mosquito Aedes aegypti.
O nosso município tem apresentado casos da doença nos últimos dias. Assim sendo, é necessário estarmos vigilantes. Combater a dengue não é responsabilidade apenas dos órgãos de saúde, mas uma tarefa de todos, uma luta de cada dia. Pensando assim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lunga Moreira realiza a IX Semana Dengosa com o tema “Combater a dengue é compromisso de todos”, dando assim sua parcela de contribuição para derrotarmos o mosquito da dengue. Conscientizar, mobilizar, informar e agir em busca de uma saúde de qualidade também é função social da escola.
Educação se faz com saúde.

 INFORMES SOBRE A DOENÇA

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
A origem do Aedes aegypti é africana. Na verdade, quem contamina o ser humano é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa de uma substância do sangue (a albumina) para completar o processo de amadurecimento de seus ovos.
O mosquito se reproduz nos reservatórios de água parada, por isso é necessário vigilância para se evitar a proliferação do mosquito. 

OBJETIVOS

GERAL:
*Conscientizar a comunidade estudantil sobre a importância de combater a dengue de forma constante, informando os perigos que a dengue representa para a nossa saúde e os métodos de prevenção.

ESPECÍFICOS:
*Debater com a comunidade estudantil os métodos de prevenção da dengue;
*Mobilizar a comunidade em geral para combater a dengue;
*Realizar ações concretas de visitas aos quintais como forma de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti;
*Levar à comunidade o maior nível de informações sobre a doença.


METODOLOGIA

*Debate nas salas de aulas;
*Exposição de cartazes sobre a semana dengosa no intuito de conscientizar os educados e a comunidade sobre os perigos da dengue;
*Criação de paródias;
*Aulas expositivas com auxílio de álbum seriado;
*Exposição de vídeos enfocando os sintomas, métodos de prevenção e outras informações sobre a dengue;
*Realização de gincanas envolvendo professores e alunos;
*Aulas de campo onde os estudantes visitarão os quintais para eliminar criadouros do mosquito e conscientizar a população sobre a importância de manter os quintais limpos.

PROGRAMAÇÃO

17/03/11
– Abertura pelo Núcleo Gestor
– Palestra com profissionais das Endemias e PSF de Cemoaba.

18/03/11
– Produções: Educação Infantil: Pinturas; 1º Ano: Frases e desenhos; 2º Ano: Versos; 3º Ano: Paródias; 4º Ano: Conto; 5º Ano: Poemas; 6º Ano: Acrósticos; 7º Ano: Murais; 8º Ano: Cordel; 9º Ano: Faixas; Pró-jovem: Peça teatral.

21/03/11
_ Visita aos quintais.
_ Preparar o material para ser apresentado na culminância.

22/03/11 - Culminância
_ Passeata dengosa.
_ Apresentação das produções realizadas em sala de aula.

 “Um educador é um fundador de mundos, um mediador de esperanças, pastor de projetos”













Nenhum comentário:

Postar um comentário