segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ATIVIDADE ALTERNATIVA 3 - CRIAÇÃO DE UM POST COM VÍDEO

O USO DE BLOGS NA EDUCAÇÃO

Atualmente os blogs se constituem uma importante ferramenta na comunicação entre as pessoas. Na área educacional este elo de comunicação já começa a ser difundido com mais freqüência pela facilidade de expansão de informações e funciona como uma ferramenta a serviço do conhecimento.
Os blogs podem ser utilizados para: mostrar projetos desenvolvidos na escola; divulgar as atividades desenvolvidas na escola; pode funcionar como um jornal on line; Pode ser usado como um espaço para divulgação das produções dos alunos nas diversas áreas do conhecimento. A troca de experiências, a aproximação das pessoas também é uma das utilidades do blog.
Outra vantagem dos blogs na educação é que eles representam uma vasta rede de pesquisa proporcionando aprendizagem e colaboram para a construção de novos saberes.
É importante que os educadores se apropriem desse mecanismo (os blogs) para complementarem seu cabedal teórico e conseqüentemente a melhoria de sua prática pedagógica. O domínio dessa ferramenta também abre canal para que professores trabalhem a construção de blogs com os alunos, o que provavelmente será uma atividade bastante prazerosa e enriquecedora para ambos.
Assim como nos demais serviços prestados através da internet, nós educadores não podemos deixar de conscientizarmos nossos alunos e alunas e orientá-los para que façam bom uso desse recurso, pois mal utilizado não contribui para enriquecer nossos conhecimentos e promover a cidadania.
O vídeo a seguir é de autoria do professor João Luis de Almeida Machado e, esclarece o que são blogs e reforça a importância do uso dos mesmos na educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário