domingo, 20 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


A Campanha da Fraternidade deste ano nos leva a uma reflexão sobre a forma como o homem vem fazendo uso da natureza. É uma campanha ecumênica e uma boa oportunidade de trabalhar em sala de aula. No final desta matéria apresentamos algumas dicas de atividades aos colegas docentes.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011



Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

APRESENTAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!
Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.
Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.
Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.
Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.
E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.
Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

OBJETIVOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011
Para a Campanha da Fraternidade 2011, a Igreja no Brasil propõe, como Objetivo Geral: contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:
  • Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;
  • Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;
  • Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário:
  • Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
Serão adotadas as seguintes estratégias:
  • Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento.
  • Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;
  • Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
Texto retirado do livro da Campanha da Fraternidade 2011 – Texto-Base

MENSAGEM DO PASTOR CF-2011
"Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente" (Rm 8,22). O contexto dessa afirmação de São Paulo é a descrição da condição humana, marcada pelo pecado e, entretanto, salva pela graça de Cristo que introduz na experiência humana a força restauradora do Espírito Santo. A CF deste ano traz para nossa reflexão a preocupante situação de nosso planeta, nossa casa, que sofre os efeitos de uma exploração predatória de seus recursos naturais. A afirmação de Paulo ganha força nova diante do quadro que vivemos. São Paulo afirma que "a criação foi submetida à vaidade - não por seu querer, mas por vontade daquele que a submeteu - na esperança de ela também ser liberta da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus" (8,21-21).
O gemido da criação aparece hoje na deterioração do meio ambiente, conseqüência de uma exploração descuidada e, muitas vezes, gananciosa dos recursos do planeta, conforme haveremos de refletir nesta campanha da fraternidade. A quaresma é tempo de enfrentar com Jesus as grandes tentações que estão na raiz de todos os males nascidos das decisões humanas. O evangelho exige conversão da consciência individual e coletiva da humanidade, como nos lembrava Paulo VI na Exortação Apostólica "Evangelii nuntiandi". Sem esta conversão que penetre a cultura e se traduza em medidas globais de organização mais justa da atividade humana, em sua relação com a natureza, não será possível reverter o quadro dramático de destruição das condições de vida saudável em nosso planeta que se desenha no horizonte de nossa história. É tempo de conversão, conversão profunda que mude os costumes e gere políticas globais de defesa da vida em todas suas dimensões. É tempo de oração e de tomada de posição diante de uma cultura em que o consumismo desenfreado sustenta a ganância de um lucro que, em longo prazo, se transformará em irreparável prejuízo para toda humanidade. Dessa forma, convido a todos, cristãos e pessoas de boa vontade, a se empenharem na oração e na reflexão para que esta CF produza os efeitos de conversão que dela esperamos.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.
Fonte: Divulgação Site da CNBB



SOBRE O CARTAZ
O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

HINO DA CF 2011
1.
Olha meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)

Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!

2.
A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.


3.
Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!

4.
Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.

5.
Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!

6.
A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!


SUGESTÕES DE ATIVIDADES
àPalestras
àRodas de conversas sobre o Meio Ambiente
àConfecção de cartazes e murais
àEscrita de relatos a partir do cartaz da campanha
àAulas expositivas sobre as mudanças climáticas e aquecimento global.
àConstrução de paródias e cordéis
àPasseios no entorno da escola para diagnosticar os problemas a cerca do Meio Ambiente e discutir em sala de aula
àCantar com os alunos o Hino da CF e trabalhar a letra do hino

A ESCOLA MARIA LUNGA NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

E.M.E.F. MARIA LUNGA MOREIRA
EDUCANDO PARA A CIDADANIA
CEMOABA – TURURU – CE

IX SEMANA DENGOSA
17 a 22 de março de 2011

  
TEMA:
“Combater a dengue é compromisso de todos”

 JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lunga Moreira tem como prioridade educar com qualidade. Educar no sentido mais amplo, perpassando a idéia simplória de cumprir uma grade curricular, mas sim, educar para a cidadania. Para isso, procuramos desenvolver com afinco uma das funções sociais da escola que é a integração com a comunidade.
Nos últimos anos a dengue tem sido uma ameaça constante para a saúde pública. A cada ano no Brasil milhares de pessoas são vítimas desta doença. A dengue do tipo hemorrágica vem sendo causa de mortalidade no Estado do Ceará que tem constantemente enfrentado epidemias da doença, sem distinção de cor ou classe social. Portanto, toda comunidade está sujeita a ser infectada pelo mosquito Aedes aegypti.
O nosso município tem apresentado casos da doença nos últimos dias. Assim sendo, é necessário estarmos vigilantes. Combater a dengue não é responsabilidade apenas dos órgãos de saúde, mas uma tarefa de todos, uma luta de cada dia. Pensando assim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lunga Moreira realiza a IX Semana Dengosa com o tema “Combater a dengue é compromisso de todos”, dando assim sua parcela de contribuição para derrotarmos o mosquito da dengue. Conscientizar, mobilizar, informar e agir em busca de uma saúde de qualidade também é função social da escola.
Educação se faz com saúde.

 INFORMES SOBRE A DOENÇA

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
A origem do Aedes aegypti é africana. Na verdade, quem contamina o ser humano é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa de uma substância do sangue (a albumina) para completar o processo de amadurecimento de seus ovos.
O mosquito se reproduz nos reservatórios de água parada, por isso é necessário vigilância para se evitar a proliferação do mosquito. 

OBJETIVOS

GERAL:
*Conscientizar a comunidade estudantil sobre a importância de combater a dengue de forma constante, informando os perigos que a dengue representa para a nossa saúde e os métodos de prevenção.

ESPECÍFICOS:
*Debater com a comunidade estudantil os métodos de prevenção da dengue;
*Mobilizar a comunidade em geral para combater a dengue;
*Realizar ações concretas de visitas aos quintais como forma de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti;
*Levar à comunidade o maior nível de informações sobre a doença.


METODOLOGIA

*Debate nas salas de aulas;
*Exposição de cartazes sobre a semana dengosa no intuito de conscientizar os educados e a comunidade sobre os perigos da dengue;
*Criação de paródias;
*Aulas expositivas com auxílio de álbum seriado;
*Exposição de vídeos enfocando os sintomas, métodos de prevenção e outras informações sobre a dengue;
*Realização de gincanas envolvendo professores e alunos;
*Aulas de campo onde os estudantes visitarão os quintais para eliminar criadouros do mosquito e conscientizar a população sobre a importância de manter os quintais limpos.

PROGRAMAÇÃO

17/03/11
– Abertura pelo Núcleo Gestor
– Palestra com profissionais das Endemias e PSF de Cemoaba.

18/03/11
– Produções: Educação Infantil: Pinturas; 1º Ano: Frases e desenhos; 2º Ano: Versos; 3º Ano: Paródias; 4º Ano: Conto; 5º Ano: Poemas; 6º Ano: Acrósticos; 7º Ano: Murais; 8º Ano: Cordel; 9º Ano: Faixas; Pró-jovem: Peça teatral.

21/03/11
_ Visita aos quintais.
_ Preparar o material para ser apresentado na culminância.

22/03/11 - Culminância
_ Passeata dengosa.
_ Apresentação das produções realizadas em sala de aula.

 “Um educador é um fundador de mundos, um mediador de esperanças, pastor de projetos”













quarta-feira, 16 de março de 2011

CULMINÂNCIA DO PROJETO CARNAVAL 2011 NO CENTRO EDUCACIONAL MARIA MAGALHÃES

Ricardo Magalhães - Apresentador do evento


Zacarias, Rita Neide e Genivaldo - Comissão de jurados




Galera animando o evento





Concurso da Rainha do Carnaval e do Rei Momo














Concurso de fantasias

  
Concurso de máscaras carnavalescas



Concurso de melhor sambista
 
 Blocos carnavalescos

 

sábado, 12 de março de 2011

CULMINÂNCIA DO PROJETO CARNAVAL 2011 DA ESCOLA MARIA LUNGA



O concurso de máscaras produzidas pelos alunos é uma das tradições do carnaval da escola. Este ano a máscara vencedora foi da turma 4° B, ministrada pela professora Francimary Freitas (Meirinha).


  
Alunos a espera do evento


Diretora Jane e o coordenador Evandro abrindo o evento.   


 Professora Eliciane com a turma de Educação Infantil cantando machinhas de carnaval.






 

Turmas do 1° Ano fazendo ciranda no carnaval
com a professora Valdenis comandando a roda.





 

A professora Islândia comandando a folia nas turmas de 2° Ano.







O trenzinho da tia Livramento e do 3° A animando o carnaval. 



 

 O 3° B se divertindo com a tia
Rosimeire no ritmo do carnaval.







       





































































































































































































































Com a marchinha "Ei Você Aí, Me Dá Um Dinheiro Aí" o 4° A e a tia Meirinha caem na folia.


Alunas do 4° B ao lado do coordenador Evandro (a esquerda) e seus colegas foliando com a professora Meirinha (a direita).



 
As turmas do 5° Ano com as professoras Raimunda e Islândia fazendo a festa.
 
 
 
 
Candidatos a Rei Momo 2011.

Escolha da Rainha do Carnaval 2011.
 
 
 
 
Desfile das candidatas a Rainha do Carnaval  






José, do 4° B é eleito o Rei Momo de 2011.







A Rainha do Carnaval 2010, Alice Lara, preparada para repassar a faixa para sua sucessora.

Stefany, da Educação Infantil é a Rainha do Carnaval 2011.





A Rainha Stefany, com a segunda colocada Gabriele e Dalete, a terceira colocada.

   

Os gestores Jane e Evandro, a professora
Eliciane e as rainha do carnaval em 2011.
O Rei Momo José e a Rainha Stefany.